terça-feira, 8 de maio de 2012

Educar o Educador


Segundo Moran (2009), o Educador deve ser competente, saber utilizar seu conhecimento sobre determinados assuntos, e saber transmiti-los.
As palavras do autor só afirma a nossa realidade em sala de aula, de nada adianta ter formação acadêmica, saber tudo de português, matemática, ciências, e outras disciplinas, se não se tem a prática pedagógica bem definida, não sabe transmitir o conhecimento que lhe foi ensinado, ou seja, o professor não sabe dar aula, não tem autonomia perante aos seus alunos, e não vai formar alunos críticos, capazes de encarar a sociedade.
A aula que não é interessante para o aluno, ele não aprende, o professor deve estar sempre se atualizando, deve partir do contexto de vida dos alunos, planejar suas aulas encima disso, se o assunto em sala de aula é uma reportagem do programa do fantástico por exemplo, porque não trabalhar encima disso? Já que no momento é de interesse deles, se o professor souber identificar o assunto, e souber planejar encima dele, sua aula vai ficar mais criativa, e os alunos vão se identificar e se interessar mais.
Quando se fala no campo da informática, o que vimos nas escolas são professores totalmente desqualificados, em muitos municípios quem da aula de informática são estagiários de primeira, segunda fases dos cursos de licenciaturas, sem jamais desqualificar esses profissionais, mas muitos deles, não tem experiência, não sabem planejar uma aula, colaborando assim com que os alunos não aprendam, muitos recursos do computador, são fáceis para ensinar as crianças por exemplo, porém outros necessitam de um curso ou uma especialização maior sobre, são nesses momentos que a aprendizagem no aluno falha.
A conscientização deveria começar por cima, de quem contrata esses profissionais, depois é o próprio profissional que deveria repensar sua prática e a forma com que esta colaborando com a formação do educando

Referência
MORAN, José Manuel. Educar o Educador . 16ª ed.
Campinas: Papirus, 2009, p.11-65
Acesso em: 08. maio.2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário