Internet não tem idade. É o que revela uma pesquisa do
Ibope, que diz que nunca tantos idosos usaram a rede mundial de computadores no
Brasil. Entre os que navegam com freqüência, a terceira idade é o grupo de
usuários que mais cresce. Fazer amizade, manter contato com parentes que moram
distante, aprender mais sobre qualquer assunto... não faltam motivos pra
justificar esse comportamento. As dificuldades iniciais logo são ultrapassadas.
Dos 18 milhões de brasileiros que usam a internet com freqüência, apenas 265 mil
têm mais de 65 anos. Mas embora pequeno, esse é o perfil de internauta que mais
cresce no País. O número é maior que há quatro anos.
OUTRAS INFORMAÇÕES NO SITE www.tvgazeta.com.br/jornaldagazeta
OUTRAS INFORMAÇÕES NO SITE www.tvgazeta.com.br/jornaldagazeta
ATIVIDADES
Como já sabemos a inserção de um idoso em meio a informática é de maneira mais lenta, o aprendizado depende muito da paciência do professor. Vou postar algumas atividades que podem ser feitas com um idoso, mas focando sempre que: É PRECISO PACIÊNCIA!
Como primeira dica eu diria que se começaria pelo Paint.
O paint é um excelente começo para que o idoso conheça o computador, e é usado para que treinem a coordenação motora com o mouse
Se o professor explicar calmamente para que serve cada ferramenta do paint, ele pode se impressionar com o resultado, mesmo no primeiro dia de aula, pode sair desenhos que até pessoas que conhecem muito o computador não faria.
Agora já podemos trabalhar com o Word
O word é um dos programas mais usados, pois é onde é digitado, deve ser trabalhado de maneira que o idoso não desista, pois com certeza encontrara dificuldades.
Muitas vezes um Enter ou um ascento que mesmo tendo sido explicado pelo professor, o idoso vai perguntar duas, três, quatro vezes , até que ele consiga fixar o que foi explicado.
É sempre importante que você primeiro deixe que digitem da forma que conseguem, seja com erros de ortografia, ou espaços demais. Só depois, de terem esse primeiro contato com o word é que você deve explicar a Barra de Ferramenta de Formatação. Frizando sempre que deve-se explicar com calma, até que todos entendam. É importante também, que você converse com o idoso, para que ele registre o que foi explicado, e também que você prepare material de estudo, como o exemplo da foto acima, para que quando o idoso for fazer sozinho e tenha esquecido, ele tenha onde procurar.
Até a próxima!!!

Nenhum comentário:
Postar um comentário